Clareamento de Pele: Despigmentação e as Manchas no Rosto

O clareamento de pele ou despigmentação é um tratamento muito procurado por quem tem manchas no rosto e para quem estas podem ser um problema. Esta manchas podem estar relacionadas com o envelhecimento da pele, exposição aos raios solares demasiado intensa e sem proteção, alergias, etc..

Sendo a pele o maior órgão do corpo humano, as manchas na pele afetam sobretudo as áreas com mais tendência para serem expostas ao sol como o rosto, o colo (peito), o pescoço e as costas das mãos.

No entanto, e independentemente da zona onde se manifestam, este é um problema estético para muitas mulheres e homens que procuram soluções para devolver à sua pele um pouco mais de saúde e brilho pelo que a despigmentação ou clareamento de pele pode ser uma solução.

Em que consiste a despigmentação da pele?

A despigmentação da pele para tirar manchas do rosto ou de outra parte do corpo é efetuada através da combinação de vários métodos entre os quais Luz Pulsada Intensa ou IPL e / ou peeling.

O que é a Luz Pulsada Intensa (IPL)?

A luz pulsada intensa é um tipo de luz especial capaz de gerar alta intensidade policromática e que estimula a pele a produzir mais colagénio. Isto vai também proporcionar à sua pele uma melhoria significativa mas fundamentalmente vai servir como preparação para o peeling restruturando as camadas de colagénio.

O que é um Peeeling?

O peeling deverá ser a segunda fase neste tratamento de despigmentação da pele e consiste basicamente num tratamento a laser ou químico.

Quais são as diferenças entre o peeling a laser e o químico?

O peeling a laser é realizado através de um aparelho que emite a luz do laser para destruir as camadas superficiais da pele melhorando significativamente o seu aspeto no processo de crescimento da nova pele (epitelização).

O peeling químico utiliza ácidos ou químicos (como o nome indica) e pode ter vários graus de profundidade dependendo do efeito pretendido. Proporciona igualmente resultados excelentes mas a sua desvantagem é não ser tão objetivo quanto o laser podendo agredir desnecessariamente áreas do rosto ou da pele que não necessitam.

A escolha do método através do qual o peeling vai ser aplicado no clareamento de pele deve ser tomada de forma consciente e bastante informada. Se tiver duvidas, pergunte! Se tiver mais duvidas, pergunte novamente ao seu médico ou profissional de saúde que o estiver a encaminhar neste processo.