Manchas Senis: Como remover as manchas de melanose

As manchas que aparecem na pele são chamadas de melanose e também são conhecidas por “manchas senis“. Há um bom motivo para isto já que as mesmas têm tendência para começar a revelar-se à medida que a nossa idade aumenta.

Estas manchas castanhas surgem com uma frequência maior no rosto, no colo e nas costas das mãos, mas não só… O seu aparecimento está fortemente relacionado com a exposição aos raios ultravioleta (Sol e solários são algumas causas desta relação).
Atingem diversos tamanhos entre milímetros e alguns centímetros e são caracterizadas pela forma como se vão unindo a outras manchas com a mesma origem à medida que vão crescendo.

Abaixo, algumas das formas e receitas que pode experimentar para retirar ou evitar estas manchas do rosto ou de qualquer outro local onde quer que apareçam:

Prevenção: Os efeitos dos raios ultravioleta são cumulativos. Evite exposições prolongadas ao sol e utilize sempre um bom protetor. Cuidar da sua pele enquanto é jovem, é a melhor forma de combater este tipo de mancha.

Remoção da melanose por Laser: Este tipo de intervenção pode gerar excelentes resultados. Basicamente este método utiliza luz do laser para atingir o pigmento escuro da mancha provocando um aquecimento que leva à sua destruição. Cerca de uma semana depois, as manchas tendem a suavizar ou desaparecer completamente.

Peeling: Para remover a melanose através do peeling, ele precisa ter uma profundidade média ou grande. Os resultados são visíveis e bastante satisfatórios após uma sessão. Este método apresenta no entanto algumas desvantagens destacando-se o facto de que quando é aplicado, o peeling não atua apenas sobre as manchas agredindo toda a superfície da pele onde é aplicado.

Creme de despigmentação: A utilização deste tipo de creme pode ajudar a clarear a pele e evitar as manchas. No entanto esta não pode ser a única solução para a melanose já que dificilmente o creme utilizado isoladamente conseguirá resolver o problema.

Ainda que sem grandes resultados garantidos, pode sempre tentar um esfoliamento:
Misture um pouco de açúcar com um creme hidratante ou mel, esfregue a área afetada e nos dias e procure evitar apanhar sol em doses excessivas e use sempre um bom protetor solar. Repita a operação semanalmente e durante 5 a 10 minutos com suavidade.

Artigos relacionados:

Manchas Vermelhas na Pele: O que são?

Como Tirar Manchas do Rosto?