Manchas Vermelhas na Pele: O que são?

Existem algumas doenças na pele que ao manifestar-se podem causar manchas vermelhas.

Entre as mais conhecidas estão a melanose e o melasma e afetam sobretudo o rosto, o colo e as costas das mãos mas também podem atingir os braços, pernas e nalguns casos o corpo inteiro, muito embora estas duas não se caracterizem pelo aparecimento de manchas vermelhas.

Na melanose elas apresentam um aspeto vermelho acastanhado.

Já no melasma, sendo também um distúrbio pigmentar, o aparecimento destas pequenas manchas avermelhadas ocorre principalmente na face, apresentam também uma cor acastanhada e podem acontecer na face (nos dois lados) ou não.

Elas podem afectar algumas áreas do nosso corpo e algumas delas podem até causar manchas vermelhas na pele.

Mas o que pode causar manchas vermelhas na pele?

Existem várias doenças e causas que podem levar ao aparecimento de manchas vermelhas na pele e até elas próprias se podem combinar entre si levando a alguma confusão.
Acne, hemorragias dos pequenos vasos, rosácea, sarampo ou até mesmo alergias são apenas alguns dos exemplos das doenças que podem causar pequenas manchas vermelhas.

Manchas vermelhas na pele e o Cancro?

A manifestação das manchas na pele pode ter diversas origens mas o mais provável é que seja devido ao sol ou a alguma alergia alimentar.

Uma das origens dessas manchas vermelhas na pele pode ser o carcinoma basocelular que geralmente se manifesta na área do rosto. As manchas têm um aspeto avermelhado e deve estar particularmente atento para ver se ela sangra ou aumenta de tamanho.

Outra forma de Cancro de pele que pode causar manchas é o carcinoma espinocelular e a sua principal diferença em relação ao primeiro é a sua perigosidade já que este tem a capacidade de alastrar metástases a outras partes do corpo. Este tipo de cancro afeta sobretudo homens com idade superior a 50 anos e de pele clara.

No entanto, em pessoas com pele clara e com mais de 40 anos é bastante comum que surjam pequenas manchas vermelhas que mais não devem ser do que pequenos vasos sanguíneos não absorvidos pelo sistema. Estas marcas vermelhas poderão ser angiomas ou hemangiomas.

Em princípio, o aparecimento das manchas vermelhas na pele não deve traduzir nada de grave mas é aconselhável a deslocação a um dermatologista para avaliar concretamente a origem das mesmas e promover os tratamentos adequados.

Hoje em dia existem vários tratamentos que podem ser aplicados para remover estas manchas vermelhas sendo o laser um dos mais frequentes.